bebé

A introdução dos cereais a partir dos 4/5 meses

Um dos primeiros alimentos a introduzir na dieta do bebé, a partir dos 4/5 meses são as farinhas de cereais, que fornecerão facilmente hidratos de carbono, proteínas e vitaminas de assimilação, que complementam a dieta do bebé. É aconselhado começar por introduzir farinhas sem glúten uma vez que o sistema digestivo do bebé está, nesta fase, a preparar-se para aprender a digerir os cereais. Este processo pode também evitar possíveis alergias e intolerâncias no futuro.

Os cereais deverão ser fáceis de digerir e ter nutrientes que complementem adequadamente o leite, com base na dieta do bebé. Além disso, devem ser baixos em açúcares simples, devido à sua relação com a obesidade.

Depois de uma primeira introdução de cereais sem glúten entre os 4/5 meses, poderão ser introduzidas, na dieta do bebé, variedades de cereais à base de glúten. Portanto, quando o bebé se acostumou aos purés de vegetais e aos cereais sem glúten, pequenas quantidades de cereais contendo glúten (trigo, aveia ou cevada) podem e devem começar a ser adicionadas. Os cereais são uma fonte importante de energia e proteínas, essenciais a partir dos 6 meses. Nesta fase, o bebé faz quatro ou cinco refeições, três das quais consistirão em leite (materno ou continuação) e as restantes de de purés vegetais ou de frutas.

Como preparar as farinhas de cereais

No prato: pode começar por substituir uma das tomas de leite por um prato de farinha sem glúten. Ao fim de um mês passe a duas tomas diárias de sólidos. Até o final do primeiro ano, o bebé deve fazer pelo menos duas ou três tomas de leite por dia.

No biberão: uma forma de introduzir os cereais sem glúten é utilizar o biberão, juntamente com leite materno ou fórmula. A quantidade de cereais a serem adicionados deve ser a aconselhada pelo pediatra, de acordo com as necessidades da criança em particular. Um exemplo será adicionar uma medida no biberão da manhã e progressivamente aumentar quer na dose, quer no número de biberões aos quais se adiciona.