• Estimule o seu bebé desde o primeiro dia

Estimule o seu bebé desde o primeiro dia

Estímulos tranquilos e baseados em carinho 

Acabou de nascer e parece tão pequeno e indefeso… No entanto, os seus cinco sentidos estão alerta e o seu instinto está predisposto a absorver todos os estímulos. Estas interações com o bebé ajudam ao relacionamento, a outro nível que não seja só no momento de amamentar ou quando o bebé chora. Através destes estímulos e carinhos é possível ir conhecendo os gostos e personalidade do seu bebé.

Pode encontrar abaixo uma lista daquilo que poderá fazer com o seu bebé, respeitando sempre o seu ritmo:

- Coloque em redor do berço uma tela com desenhos geométricos em branco, preto e encarnado que são as cores que o bebé distingue melhor. Também pode colocar alguns destes desenhos suspensos no berço.

- Mostre ao seu bebé um objeto numa destas cores, a uma distância de 20-30 centímetros dos seus olhos e mova-o muito lentamente para que ele o possa seguir. A sua reação será bastante lenta no início; não se preocupe, o seu bebé precisa de tempo para ir coordenando os seus desejos e movimentos.

- Coloque umas fotografias grandes com o seu rosto e com o rosto do papá; os bebés adoram ver caras.

- Acaricie o corpo do bebé dando-lhe uma massagem. Se utilizar um óleo de massagem com um aroma próprio para bebé irá estimular o seu olfato.

- Leve-o a passear num marsúpio e dance com ele suavemente. Desta forma estará a favorecer o sentido de equilíbrio.

- Fale e cante com frequência ao seu bebé.

- Brinque com os pezinhos e mãozinhas do seu bebé.

 

Top