• Crescendo a toda a velocidade

Crescendo a toda a velocidade

Desde o nascimento até completar o primeiro ano de vida, o bebé irá passar por diferentes fases de desenvolvimento que o irão surpreender. A rapidez do desenvolvimento, o peso e o tamanho são nesta fase os aspetos mais marcantes de toda a infância.

O bebé nasce em média com 50 centímetros, mas nos primeiros três meses, o crescimento é tão rápido que o bebé pode crescer até 10 centímetros. A partir do terceiro e quarto meses, poderá crescer 2 centímetros. Depois desta fase, o crescimento desacelera e o bebé poderá crescer até 1,5 centímetros por mês, com pequenas diferenças entre meninos e meninas. Com um ano o bebé poderá medir entre 72 e 75 centímetros.

Relativamente ao peso é também nesta fase que o bebé ganha mais peso, poderá ganhar entre 7 a 8 quilos por ano. Embora não haja um padrão rigoroso para todas as crianças, devido às suas características genéticas e individuais, estima-se que nos primeiros três meses de vida o bebé ganha um quilo por mês, meio quilo nos próximos três meses e meio quilo por mês nos últimos seis meses. No primeiro aniversário, o peso do seu bebé é geralmente triplo que tinha no momento do nascimento.

O perímetro cefálico será medido em cada consulta com o pediatra, e também aumenta drasticamente, revelando um desenvolvimento muito rápido do cérebro.

Nesta fase existem avanços importantes no sistema psicomotor. Crescimento e desenvolvimento devem ser avaliados, de acordo com os programas de saúde infantis, de acordo com uma abordagem global. Assim, os comentários pediátricos centram-se no aumento de peso, no crescimento adequado e no desenvolvimento neurológico onde são avaliados: manteve-se sentado, responde a estímulos, ri...

Top